domingo, 29 de março de 2015

o que a gente vê nem sempre é o que é

Eu confesso. Sou uma viciada em Instagram: adoro acompanhar a vida de amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos pelas fotos que postam. Você pode colocar uma, duas, mil pessoas diante do mesmo lugar/objeto e nenhuma delas vai fotografá-lo igual. Cada foto é um jeito de ver o mundo e a vida - e no caso das selfies, é uma forma de se ver ou uma forma de construir uma imagem de si. 

E isso pode ser uma pegadinha. Quem nunca ficou olhando o instagram de alguém e sentiu vontade de viver aquela vida das fotos?! Ou ser como aquela pessoa? Eu não minto, já quis muito ter outras vidas e ser outras pessoas. Digo mesmo! Mas ei, você que me lê, nem tudo que a gente vê é verdade!

E a vida virtual pode ser bem diferente da real. Isso me fez pensar na felicidade absoluta e irradiante de muita gente por aí. Quem vê pensa que a pessoa vive num mar de rosas e come nutela todos os dias sem engordar (o que seria UM SONHOOO!) De repente a tristeza, a melancolia, o baixo astral foram renegados da vida e tratados como verdadeiras aberrações. 

Dias nublados existem! E são bons. Bons pra parar e refletir. Ver o lado meio cheio do copo é um exercício que precisa ser feito todos os dias. A tristeza só é um problema quando você simplesmente não enxerga a parte meio cheia do copo, nunca. 

Voltando pro instagram, adoro ver os sorrisos, os momentos eternizados nas fotos. Mas não me engano. Muitas galerias me inspiram, enchem meus olhos de encanto, outras - tempos atrás- me fizeram ser frustrada com o que sou e com o que tenho. Aliás, eu me deixei frustrar! Taí outro bom pensamento, que uma pessoa muito amada me ensinou:

As coisas ruins só tomam conta da gente se a gente cultivá-las!


A gente tem as rédeas da nossa vida: isso trás responsabilidades, mas também oportunidades pra caramba. 

Ah! 
Uma música que eu acho incrível e que fala exatamente sobre a síndrome da felicidade que eu falei é essa aqui, do Leoni. Escuta, curte e pensa! 



Boa semana, 
Com felicidade de verdade! 

Um beijo e um queijo!

4 comentários:

  1. Interessante. Ótimo texto Larissa Jorge.Mas as vezes deixamos rastros demais nas redes sociais.Algo a se pensar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim Davi, concordo muito! virou algo quase obrigatório e/ou automático a gente mostrar o que tá fazendo, onde a gente tá indo. Foi uma necessidade de compartilhamento criada pelas redes sociais, acho!

      Excluir
  2. Oi flor!
    Parabéns pelo texto.

    Acredito que o problema seja o de não ver as pessoas, como pessoas. Todos tem seus momentos difíceis, chorosos e cagados, que são no geral, momentos de quietude. Todos humanos, carne e osso, vivem dias assim. E são dias difíceis que fazem os dias felizes serem mais valorizados. Que a gente nunca perca a vontade de lutar pela paz e dias melhores <3

    ResponderExcluir
  3. Verdade,mas acho que as redes sociais são pra isso,desopilar e compartilhar momentos,sentimentos.. A galera as vezes se expõe demais e realmente exagera e quando vc vai ver a realidade é menos brilhante do que fazem parecer..haha mas que ébom é ver as fotos :)

    ResponderExcluir